Estudos mostram que a leitura melhora a concentração e a memorização
os efeitos da leitura na saúde do cérebro são; Funções cognitivas, como memória e concentração, também são bastante trabalhadas enquanto lemos. Ler é um excelente treino de atenção e um recurso eficaz para aprender a se concentrar.
Ler estimula a criatividade, trabalha a imaginação, exercita a memória, contribui com o crescimento do vocabulário e a melhora na escrita, além de outros benefícios.
Ta certo, é como isso ajuda um Trader?
R: Da melhor forma possível!
No mercado existe diversos livros sobre analise técnica , mas, Alguns livros são completamente superior a outros!
Vou Deixar uma sugestão de leitura sobre um dos maiores se não maior livro da analise técnica, onde é citado todos os padrões Gráficos, taxa de assertividade, taxa de falha e onde é o melhor momento para comprar ou vender após aparecer cada figura.
Link Do Livro; https://hotm.art/EncyclopediaofChartPatterns
Vamos começar Falando Sobre o livro!
PARTE 1: CANDLESTICKS
1 — Padrões clássicos como martelo, engolfo, penetrante, marubozu etc, mesmo sem análise mais rigorosa para entrada, efetuam a “reversão” entre 60 e 80% das vezes, atingindo o alvo (considerado em 1:1 do candle). Importante notar que, o que ele classifica como “reversão”, se refere a uma reversão local, ou seja, inclui tanto correções de tendência quanto reversões de fato. Portanto a análise mais rigorosa é importante para filtrar a entrada e o padrão de candlestick deve ser usado por último apenas para aumentar a probabilidade de acerto do trade e permitir colocar o stop no breakeven mais rapidamente.
2 — Em um contexto de mercado altista, candles altistas performam melhores que candles baixistas (com exceção do engolfo, que possui alta probabilidade de 80% de corrigir uma tendência de alta em andamento)
3 — Candles comuns, se forem utilizados de forma isolada, possuem taxa de acerto em torno de 50% (randômico), Logo, necessariamente precisam de análise para reforçar a entrada dentro de uma tendência.
4 — Em um contexto de mercado altista, hararmi de baixa curiosamente performou melhor como continuação de alta do que como reversão. Isso somado ao fato que candles largos possuem suporte em 50% do corpo (confirmado pelo Bulkowski) explica o fato de gifts performarem tão bem.
PARTE 2: FIGURAS
1 — Figuras, em geral, podem romper para qualquer lado, mas a probabilidade de acerto depende mais da direção do contexto do mercado, do que da figura em si.
2 — Toda figura possui probabilidade entre 60% a 70% de fazer um pull-back após rompimento.
3 — Padrões de reversão clássicos (diamante, OCO/OCOI, topo/fundo duplo etc) possuem desempenho comprovadamente melhor como reversão altista do que como continuação altista.
4 — Retângulo e Alargamento podem atuar bem tanto como continuação quanto reversão.
5 — Retângulos são as figuras com melhor desempenho dentre todas (quase 80% dos alvos atingidos tanto como continuação quanto reversão).
6 — Em um contexto altista, rompimento para cima de:
6.1 — Triangulo ascendente com topo reto desempenha melhor que triângulo descendente com fundo reto;
6.2 — Cunha descendente desempenha melhor que cunha ascendente;
6.3 — Alargamento descendente desempenha melhor que alargamento ascendente;
7 — Todas as figuras tiveram um comportamento dentro do esperado, à exceção do alargamento descendente com topo reto. Eu esperava que o topo reto o fizesse se comportar de forma semelhante ao triângulo ascendente com topo reto, mas não ocorreu, sendo que o alargamento ascendente com fundo reto desempenhou melhor no rompimento para cima.
PARTE 3: PIVOT DE REVERSÃO
1 — Em um contexto de mercado altista, um pivot de alta após uma tendência de baixa possui desempenho melhor que um pivot de baixa após uma tendência de alta.
2 — A probabilidade de 67% do pivot de alta reforça a importância de considerar um primeiro alvo em 61,8% para realização parcial.
PARTE 4: FIBONACCI RETRAÇÃO
1 — Retração de 61% é de fato a mais frequente de todas
2–66% das retrações ocorrem depois de 50% de fibo
3 — Apenas 33% das retrações ocorrem depois de 67% de fibo
PARTE 5: GAPS
1 — Apenas gaps comuns são fechados com frequência (entre 80% a 90%).
2 — Gaps de fuga quase nunca são fechados (apenas 1%). Gaps de medida possuem baixa probabilidade de fechar. Gaps de exaustão possuem boa probabilidade de fechar.
3 — Em um contexto de mercado altista, gaps de baixa possuem maior probabilidade de fechamento após recuperação e retomada do mercado altista
4 — Em um contexto de mercado altista, Ilha de reversão de alta possui alta probabilidade de atingir o alvo (em torno de 80%)
5 — Antes de operar qualquer fechamento de gap após abertura no intra-day, procure saber qual é o tipo do gap no gráfico diário.
PARTE 6: VOLUME
1 — Padrões de candlestick com volume acima da média performam melhor :
2 — Rompimentos com volume forte performam muito melhor (91% das vezes)
Por Fim, o nosso livro esta traduzido em Português e disponível na plataforma da hotmart!
Temos Uma Área com diversos livros sobre analise técnica! Disponível no hotmart; https://space.hotmart.com/pt-BR/espaco-analista-grafico
Bons Traders!