TUTORIAL: BACKUP METATRADER 5 ou 4 SEMI-AUTOMÁTICO EM NUVEM + MT PORTÁTIL

Atualizado: 18 de Nov de 2018


TUTORIAL TRADERS DOJO: BACKUP SEMI-AUTOMÁTICO EM NUVEM DO METATRADER 5 ou 4 + MT PORTÁTIL
Tutorial Traders Dojo de Backup do MetaTrader

Existem várias formas de realizar um backup do seu MetaTrader, evitando assim perder principalmente suas análises gráficas e suas configurações. Bugs envolvendo o MetaTrader são mais comuns do que parece. Além disso, ficar salvando Templates de cada ativo que você opera, toda semana, pode ser uma grande perda de tempo.


Por isso, cansado de perder minhas análises e templates, resolvi criar uma forma semi-automática de criar estes backups para todos os MetaTraders 5 das contas que você utiliza e sincronizado com a Nuvem. Seu backup na Nuvem também facilita a você, a partir de qualquer computador, ter acesso ao seu MT. O processo é bem simples de fazer (apenas 4 passos), e para atualizar seu backup é bem mais rápido e fácil do que ficar salvando template após template de todas as suas telas!


Além deste tutorial de backup, em anexo no fim do post, estou acrescendo o vídeo de tutorial do @André Medeiros para você criar um MetaTrader 5 portátil. Dessa forma você pode levar sua estação de trading para qualquer lugar, o que também serve como um ótimo backup!


CRIANDO UM BACKUP EM NUVEM PARA MT5


1º Passo:
Instale o Google Drive no seu PC

A partir do site: https://www.google.com/drive/download/


2º Passo
Configure o Google Drive no seu computador

Você precisa ter/criar uma conta Google para instalar o Google Drive.

Depois de instalado vai aparecer ao lado do seu relógio Windows, na aba de ícone ocultos, o aplicativo já instalado no seu pc.


  • · Provavelmente irá abrir a tela de preferências e configurações logo após a instalação. Deixe tudo desmarcado.


  • · Na ABA número 3 “Google Drive” deixar desmarcado.

Eu tenho preferência por não realizar outras sincronizações com o meu pc, senão a própria do MetaTrader que iremos criar. Portanto deixe as sincronizações todas desmarcadas por enquanto (se você não quer outras sincronizações de arquivos e fotos do seu pc na sua nuvem).


3º Passo
Criando o backup do MT5
  • No seu MetaTrader 5: Clique no menu “Arquivo” logo em seguida “Abrir pasta de Dados”.


  • Irá abrir a pasta referente ao mt5 instalado na sua máquina. Clique com o botão direito e copie a pasta MQL5.


  • Crie uma pasta no seu computador para Backups dos seus MetaTraders.


  • Lá nesta pasta, crie uma pasta nomeando o seu backup, exemplo: “Backup Conta Real MT5 Victor”.


ATENÇÃO: Esta é uma das principais partes do processo! Para que seu backup funcione de maneira semi-automatizada e corretamente, você precisa criar uma pasta independente para ele. Esta será a pasta que estará sincronizada com o Google Drive!

  • Cole dentro desta pasta, previamente criada, a pasta do MetaTrader 5 -> “MQL5”


4º Passo
Sincronizando o backup com o Google Drive
  • Volte a tela inicial de preferências do seu Google Drive. Você pode fazer isso através do ícone do Drive ao lado do seu relógio do Windows. Lá clique no ícone e em seguida na guia “Preferências...”.


  • Já de volta à tela de preferências do Google Drive, em Meu Modelo Computador clique em “ESCOLHER PASTA”


  • Agora navegue pelas opções de pastas, procure e selecione a pasta previamente criada para o backup. No meu caso: “Backup Conta Real MT5 Victor”.


  • E está pronto o seu Backup na nuvem semi-automatizado, agora é só clicar em OK!


CRIANDO SEUS BACKUPS SEMANAIS OU MENSAIS

  • Com a sua pasta de backup criada no Google Drive, tudo o que você precisa fazer agora é, sempre que quiser backup das suas anotações atuais do MetaTrader (Templates, Indicadores, Telas, etc.), você precisa copiar o conteúdo da pasta MQL5 para a sua pasta de backups dentro do seu próprio computador. Como fizemos no 3º passo. Simples assim! E chega de ficar salvando mil templates, não é verdade!?


RECUPERANDO SEUS BACKUPS


!ATENÇÃO! PARA REALIZAR A RECUPERAÇÃO DO BACKUP É NECESSÁRIO ESTAR COM O METATRADER TOTALMENTE FECHADO! [*Pois o MetaTrader sempre salva o seu conteúdo em sua pasta de dados quando você manda fechá-lo.]

  • Caso necessite recuperar o conteúdo perdido, basta agora ir na sua pasta de backups no pc ou na nuvem, selecionar a pasta MQL5 e copiar e colar dentro da sua Pasta de Dados do MetaTrader substituindo a pasta anterior que foi danificada.


LEMBRETE

Esta é a forma mais leve de realizar o backup do MT5 (sem ter que copiar gigas do histórico de candles de uma só vez entulhando sua Nuvem). Sua pasta de backup está sincronizada com a Nuvem, significa que toda vez que alterar a pasta similar na Nuvem ou alterar sua pasta de backups no seu pc elas estarão espelhadas uma vez que foram sincronizadas! Isso permite que você - caso necessite operar fora do seu pc original por um bom tempo, por exemplo - jogue o seu novo conteúdo para a nuvem, e tenha uma pasta no seu pc original com as últimas modificações salvas prontas para serem restauradas no seu MT5 original.



BACKUP MT4


No MT4 não é tão simples, além de copiar a pasta "MQL4" você deve copiar pelo menos as outras pastas:

MQL4

profiles

templates

config

tester


Porém, este backup ainda não testei totalmente para averiguar o seu correto funcionamento. Depois atualizo aqui os resultados!



MT5 PORTÁTIL - APRENDA NO VÍDEO DO ANDRÉ COMO CRIAR O SEU MT5 PORTÁTIL

#dicadoAndré

PARTE 1:

https://share.vidyard.com/watch/724x33t4eHKgnyEw2ShSy1


PARTE 2:

https://share.vidyard.com/watch/Y5BBdwcnUZTxoLoFyWYecL



Espero que tenham gostado dos tutoriais pessoal! Qualquer dúvida, pode deixar nos comentários aqui embaixo. Podemos também falar em nossa sala ao vivo do TAP.


Bons estudos para bons Trades,

Victor Delamar

- Traders Dojo -


#DicadoVictor #Tutoriais #MT5 #MT4 #Backup



1,784 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo